Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Doenças Neurológicas

Doenças Neurológicas

20
Mai09

Síndrome de Sturge-Weber

doencasneurologicas

  

   A Síndrome de Sturge-Weber, às vezes chamada angiomatose encefalotrigeminal, é uma doença congénita, neurológica e extremamente rara, estando também ligada a esta síndrome um problema de pele. Esta síndrome é frequentemente associada a glaucomas, manchas de coloração vinhosa, ataques apoplécticos, retardamento mental, e angioma leptomeningeal ipsilateral.

 

   A Síndrome de Sturge-Weber é diagnosticada após o nascimento, através de ataques apoplécticos acompanhados por uma mancha na testa e na pálpebra superior de um dos lados da face. Esta marca de nascença é causada por uma superabundância de vasos capilares ao redor da filial oftálmica do nervo trigeminal, em baixo da superfície da face, podendo causar o aumento da pressão dentro do olho, podendo estar presente no nascimento ou desenvolver-se mais tarde. Esta elevada pressão dentro do olho pode causar o aumento e inchaço do globo ocular.

 

   Em termos de sintomas neurológicos, ocorrem ataques apoplécticos que começam na infância e podem piorar com idade, e convulsões, que normalmente acontecem no lado do corpo oposto à marca de nascença. Também existe uma má formação de vasos sanguíneos do cérebro, no mesmo lado da cabeça onde se encontra a mancha.

 

   Esta síndrome pode originar fraqueza nos músculos no lado afectado e algumas crianças poderão vir a ter demoras no desenvolvimento e retardamento mental.

 

   A síndrome de Sturge-Weber raramente afecta outros órgãos do corpo.

 

   O tratamento para esta síndrome é sintomático, geralmente recorre-se ao laser para se remover a marca de nascença. Podem ser também usados medicamentos anticonvulsantes para controlar os ataques apoplécticos.

 

   A terapia física deve ser considerada para as crianças com fraqueza de músculo, mas também a terapia educacional, que é prescrita frequentemente para os doentes com retardamento mental, mas não há nenhum tratamento completo para as demoras.

 

   Embora seja possível a marca de nascença e atrofia no córtex cerebral estarem presentes sem sintomas, a maioria das crianças desenvolverá ataques apoplécticos convulsivos durante o primeiro ano de vida. Há uma maior probabilidade de prejuízo intelectual quando os ataques apoplécticos começarem antes dos 2 anos de idade e serão resistentes a tratamentos.

 

3 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Tania Mesquita 15.01.2015

    Tenho uma filha com a síndrome de Sturd-Weber sofri muito por não encontrar profissionais no amazonas que me esclarecessem o que minha menina era acometida, elas são gêmeas mas somente uma tem a síndrome, hoje ela tem 31 anos para glória de Deus. Mas não tenho contato com ninguem que tenha parentes com o mesmo problema, aqui os medicos diziam que ela sofria de epilepsia e so ministravam gardenal e não adiantava pois ela tinha convulsão com febre sem febre, dormindo e acordada tambem.
    Tudo veio a melhorar com o Ácido Valpróico . Gostaria de conversar trocar ideias com alguem ou seja preciso de ajuda. Obrigada. Tânia Mesquita.
  • Sem imagem de perfil

    vanessa bianca 17.08.2015

    ola tania tenho uma filha de 11 ano ela tem a síndrome de Sturd-Weber minha filha se chama Rebeca nossa sofro muito com ela pois ela não fala usa fralda descartavel mama na mamadeira é uma Bebezona e ela esta perto a se formar to em desespero gostaria de conversa mais com alguem que possa me disser o que fazer alguem que ja passou por isso a medica que levo ela , ela so sabe aumenta doses de remedio ela toma depakot e toma calmante neulepetil.
  • Comentar:

    Mais

    Comentar via SAPO Blogs

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Mais sobre mim

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Arquivo

    1. 2009
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    Em destaque no SAPO Blogs
    pub