03
Jun 09

 

 

Hemiparesia é a paralisia parcial de um lado do corpo. Geralmente é causado por lesões da área corticospinal que corre abaixo dos neurónios corticais do lobo frontal para os neurónios motores da coluna vertebral e é responsável pelos movimentos dos músculos do corpo e seus membros.

   Na hemiparésia espástica são observadas alterações do movimento num hemicorpo, como por exemplo, perna e braço direitos, sendo, na maioria dos casos, o membro superior o mais afectado. As causas mais frequentes deste quadro motor são alguns tipos de malformação cerebral, acidentes vasculares ocorridos ainda na vida intra-uterina e traumatismos crânio-encefálicos. As crianças com este tipo de envolvimento apresentam bom prognóstico motor e adquirem marcha independente. Algumas apresentam um distúrbio sensorial que impede ou dificulta o reconhecimento de formas e texturas com a mão do lado da hemiparésia. Estas crianças têm muito mais dificuldade para usar a mão.

   As crianças com espasticidade tendem a desenvolver deformidades articulares porque o músculo espástico não tem crescimento normal. Flexão e rotação interna da anca, flexão dos joelhos e pé equino são as deformidades mais usuais nas crianças que adquirem marcha.

   Este quadro é acompanhado de uma exacerbação dos reflexos, e da presença do Sinal de Babinski. As crianças apresentam uma postura de semi-flexão do membro superior, permanecendo o membro inferior em extensão, adução e com pé-equino. Aquando o diagnóstico desta situação clínica, é usual encontrar problemas associados, como a epilepsia e o atraso mental.

 

publicado por doencasneurologicas às 20:13

comentários:
Boas! Tenho um filho com 5 anos,que nasceu de uma gravidez de risco,tendo o parto sido feito prematuramente,devido ao facto de o gemeo,estar morto. Ate ao 3 meses de idade nao dectetamos nada diferente,nem no hospital notaram diferenca alguma. Minha mae e que disse que o membro superior direito e a mao estavam hipertonicos,la fizemos ressonancia magnetica ao cerebro,onde foi detetado uma zona\"morta\" na zona lobo frontal. E inteligente,acima da media para os da sua idade,corre,salta,danca,canta,natacao,e muita fisioterapia,gracas a Deus pelo filho maravilhoso que Deus me deu!esforca se e pega os tolheres com a mao direita ainda com alguma dificuldade,nada de atraso mental,nem epilepsia nenhuma,gracas a Deus.e muito independente,adora carros,ve a F1do inicio ao fim. A verdadeira cura e nunca desistir,nem desanimar,e muita fe. Veste se sozinho,vai ao wc em casa e no colegio sozinho.
Ricardo Sousa a 11 de Janeiro de 2013 às 02:14

Ola.Acabo de ler este cmentario e deixou-me super feliz e com uma grande esperana.Tenho uma bebe de 15 meses e foi diagnosticado hemiparesia do lado esquerdo, vamos começra agora esta longa jornada d fisioterapia em Coimbra, mas ianda andamos um pouco as "aranhas".Tenho lido lgma informação e quanto mais leio mais preocupada fico :( as flgo em saber que no vosso caso tudo esta a correr bem e espero que assim seja com a minha Mafaldnha:obrigda pelo comentáro.
raquel simoes guimaraes a 2 de Fevereiro de 2013 às 21:05

Ps: e faz aquelas injeccoes de toxina,nas quais eu nem aguento estar presente,ficando minha esposa. Agradeco a Dra Rita Martins e fisioterapeutas,terapeutas,na qual teem feito um excelente trabalho com meu Pedrinho no centro desenvolvimento da crianca,no Hospital do funchal Madeira.
Ricardo Sousa a 11 de Janeiro de 2013 às 02:19

,tive um avc hemoragico causado por uma MFV , fiquei com convunçães sem controle tomo fenitoina,lamotrigina,topiramato,e também fiquei com hemiparesia no lado direito ,aonde não tenho muita senssibilidade ai quando tenho crise convuncivas passo a não ter nenhuma senssibilidade, as vezes fico tão triste pois não posso fazer varias coisas que antes eu paderia fazer mais passa rapido pois lembro tudo oque passei e estou viva andando ,falando ,e vendo todos meus familiares ,em 2012 tive dois AIT mais fiz fisioterapia e estou contente pois sou forte e enho uma familia de ouro e um marido especial que esta sempre me colocando para cima, agradeço a DEUS pois me deu a chance de VIVER de novo beijos á todos que lerem esta menssagem e força de tudo vai passar :)
graciela ap bressanelli jayme a 11 de Janeiro de 2013 às 03:12

,tive um AVC hemorrágico causado por uma MFAV , fiquei com convulsões sem controle tomo fenetoina,lamotrigina,topiramato também fiquei com hemiparesia no lado direito ,aonde não tenho muita sensibilidade ai quando tenho crise convulsivas passo a não ter nenhuma sensibilidade , as vezes fico tão triste pois não posso fazer varias coisas que antes eu poderia fazer mais passa rápido pois lembro tudo o que passei e estou viva andando ,falando ,e vendo todos meus familiares ,em 2012 tive dois AIT mais fiz fisioterapia e estou contente pois sou forte e tenho uma família de ouro que nunca me deixa só e uma filha maravilhosa e um marido especial que esta sempre me colocando para cima, agradeço a DEUS pois me deu a chance de VIVER de novo beijos á todos que lerem esta mensagem e força de tudo vai passar :)
graciela ap bressanelli jayme a 11 de Janeiro de 2013 às 03:26

Dona Raquel,venho por este meio dar lhe algum animo e muite esperanca com a Mafaldinha,pois o verdadeiro remedio sao os pais nunca desistirem,fazer sempre as sessoes de fisioterapia...pois a verdadeira cura,so um milagre... Nao desista nem desanime. As maiores felicidades.
Ricardo Sousa a 2 de Fevereiro de 2013 às 22:42

Obrigado Ricardo Sousa por demonstrar preocupção...ao longo destes meses a mafaldinha esta a evoluir bem e prece que quer andar, da dois tres passinhos e dps agacha-se...por enquanto nada mais , tem agora 19 meses, com que idade começou o pedrinh a andar.gostaria de partilhar estas e mais exp com alguém que esteja na mesma situaçõao pode-me encontar no facebook por raquel guimaraes, Aveiro.esperamos que o pedrino esteja bem e a sua familia também.
Anónimo a 29 de Maio de 2013 às 21:23

Dona Raquel,venho por este meio dar lhe algum animo e muite esperanca com a Mafaldinha,pois o verdadeiro remedio sao os pais nunca desistirem,fazer sempre as sessoes de fisioterapia...pois a verdadeira cura,so um milagre... Nao desista nem desanime. As maiores felicidades.
Ricardo Sousa a 2 de Fevereiro de 2013 às 22:43

olá boa noite vim ate aqui para compartilhar com todos ....tenho uma filha de 8 anos e ela tem hemeparisia do lado esquerdo ...ela faz todos os tratamento ,mas ela tem muita dificuldade ao si vestir ou seja ela depende muito de mim e isso preocupa muito pq ja penso no futuro ...meu deus como uma menina vai se vestir ,pentiar cabelo e amarrar... ,cortar carne pizza ....me preocupa muito mas tenho que ter muita fe em deuss pra ela superar e consegui vencer todas as dificuldades da vida ....
erica a 2 de Fevereiro de 2013 às 22:54

ola tenho uma menina de 1 ano e 6 meses e nasceu com hemiparesia do lado esquerdo.Ela faz fisoterapia a 1 ano mas so na perna pq o fisioterapeuta dela acha melhor nao mexer no braco mas fico muito preucupada,ele pedia para levar ela no ortopedista mas fiquei sabendo q era melhor levar no neurologista na verdade nao sei o que fazer e preciso de ajuda de alguem que entenda pois o fisioterapeuta da minha menina nao sabe o q fazer.por favor preciso de ajuda para saber o fazer!!!
francyelle a 6 de Fevereiro de 2013 às 18:31

Boa noite Francielly, tenho uma filha com 1 ano e 1 mês, ela também nasceu com Paralisia cerebral e foi diagnosticada com Hemiparesia espática. no meu caso estou começando agora o tratamento da minha filha, corri atrás de tudo, passo ela com medico fisiatra e com neuropediatra, porque no meu ver elas precisam dos dois, o fisiatra é importante para o desenvolvimento motor da criança e o neuro para o desenvolvimento e formação do cérebro. na duvida eu passo é em todas as especialidades que eu conseguir. E tenho e muita fé de que minha filha não terá nenhum problema. Se depender de mim e da fé que eu tenho, ela não ira ficar com nehuma deformidade.
Anónimo a 18 de Abril de 2013 às 23:42

meu filho melhorou muito com fisio e ocupacional
andrea a 1 de Março de 2013 às 04:21

Minha menina tem 1 ano e 6 meses, descobrimos a hemiparesia do lado esquerdo aos 9 meses! Ela anda pela casa toda de bubum no chão! Conseguimos vaga em uma creche especial e lá ela faz fisio hidroginastica, fono, terapia oculpacional. Esta sendo ótimo pra ela! Não vejo a hora de ver ela andando! Força pais e mães isso vai compensar muito ainda! Bjos
jaqueline a 17 de Abril de 2013 às 15:09

Junho 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


arquivos

pesquisar
 
blogs SAPO