03
Jun 09

 

   Na hidranencefalia os hemisférios cerebrais não estão presentes e são substituídos por sacos cheios de líquido cerebroespinhal.

 

 

    Diagnóstico

   Um bebé  com hidranencefalia pode parecer normal ao nascer. O tamanho da cabeça e os reflexos espontâneos do menino tais como aspirar, engolir, chorar e o movimento dos braços e as pernas podem parecer todos normais. No entanto, numas semanas depois o menino começa a sentir-se irritavel e mostra um aumento na tonicidade ou firmeza do músculo (hipertonia). Após vários meses de vida podem começar as convulsões e a hidrocefalia (acumulação excessiva de líquido no cérebro). Outros sintomas podem incluir problemas visuais, ausência de crescimento, surdez, cegueira, paralisia e retardo mental. Pode ser causado por problemas ou lesões vasculares, infecções ou transtornos traumáticos após a 12ª semana de gravidez. A transiluminação é uma prova na qual passa luz através dos tecidos do corpo e geralmente serve para confirmar o diagnóstico. Alguns meninos podem ter anormalidades adicionais no nascimento incluindo convulsões, mioclonias (movimentos involuntários rápidos e repentinos) e problemas respiratórios.

 

 

   Tratamento

   O tratamento é sintomático e de apoio. A esperança de vida para os meninos com hidranencefalia é mínima. A morte ocorre geralmente dantes do primeiro ano de idade. No entanto, em raros casos, podem sobreviver durante vários anos.

 

publicado por doencasneurologicas às 20:45

comentários:
oi meu nome é benedito,moro aqui em belem do para,ea minha família esta passando por um problema desses,a minha irmã deu a luz a uma menina muito linda chamada vitoria mikaella que nasceu com essea doença,minha irmâ ficou super mal,ainda mas quando os medicos a desenganaram,disseram que ela não duraria um mẽs,hoje ela esta próximo de complentar um ano,um medico disse que ela poderá viver até um certo tempo,marcou uma cirurgia ,que ela fará agora esses dias,esprto que ocorra tudo bem,e pras pessoas que estejam passando por isso fica aqui os meus sínceros votos de solidariedade e de boa sorte

abraços!!!!!fiquem com deus
Anónimo a 29 de Março de 2010 às 21:22

Quase dois anos depois desse post ser publicado...
Bom, sou Pollyana de Manaus, tenho uma irmã adotiva que nasceu com hidranecefalica, a Emanuelle, ou só Manu. Ela nasceu em 07 de julho de 2009 e a adotamos 1 mês depois, mesmo não tendo certeza do que realmente ela tinha. Hoje ela está com 1 ano e 7 meses. Saudavel, forte, tem acompanhemto médico, faz fisioterapia e fonodilogia e também tem acompanhamento em São Paulo na AACD. Mas tem claro as suas limitações, não enxerga, não sustenta o pescoço e tem movimento aleatorios... Mas reconhece todos da familia só pela voz e cheiro, quando meus pais falam com ela ela abra um sorrisão e deixa a mostra seus dentinhos que nasceram perfeitos... Ela é linda, aos nossos olhos é perfeita! Como seu tempo de vida é indeterminado, a cada mês de vida comemoramos, cantamos parabéns! É o nosso presentinho de Deus.
Que fique registrado mais um caso feliz, de onde muitos médicos rejeitam e já condenam...
Pollyana a 17 de Fevereiro de 2011 às 17:15

Minha cunhada teve um filho com o mesmo problema, e ele faleceu com 18 anos.
Dagmar a 14 de Março de 2011 às 23:05

Eu tive uma filha que apresentou esse diagnóstico, ela tinha todos esses sintomas, nunca vi uma criança guerrilhar tanto pela vida por isso q sempre a chamei de MINHA PEQUENA VALENTE, infelizmente criou alguns coagulos no cerebro, submeteu a quatro cirurgia em menos de um mês e na última ela não sobreviveu e a perdi dia 19/04/2012, foi o dia mais difícil da minha vida, aliás, não tem sido fácil, pois ela era filha única e a amei incondicionalmente e irei amar pro resto da vida, foi uma lição de vida para todos q a acompanharam e foi muito amada por todos...Ela se foi mas deixou a sua lição de superação e a certeza q prá Deus nada impossível, pois ao contrário dos q os médicos diziam ela sobreviveu o tempo q Deus quis...Portanto a vocês q tem seu filhos com esse diagnóstico peço-lhe q nunca desistam de lutar por eles, porq eles só tem a nós, enquanto um deles disser q não há jeito corra atrás de outros, porq Helena representa isso prá mim SUPERAÇÃO e eu tenho a certeza de um dever cumprido, pois larguei td para cuidar e amar até o dia que Deus percebeu q ela não merecia sofrer e a levou, sei q ela hj estar em lugar melhor doq o nosso e seria muito egoísmo da minha parte se eu pedisse q ele deixasse sofrendo, a minha vontade ele fez por um 1 ano e 10 mêses, mas eu já não estava mais aguentando vê-la sofrendo e eu sem poder tirar com a mão...Estou sofrendo muito, me sentindo sozinha mas ela transformou em meu anjo da guarda, pois ela chegou num momento em minha vida em que eu pensei q não poderia ír tanto além, e Deus usou ela e mandou sem falar, sem andar e sem enxergar mas q lutou muito para viver e deixou essa lição. A história de Helena em minha vida é linda e que eu sempre irei me orgulhar de ser a MÃE DE HELENA a MINHA PEQUENA VALENTE
Ivonete Vilar a 2 de Maio de 2012 às 18:36

oi eu sou janaina e tenho uma filha com hodrocefalia. mas os medicos de cuiaba disseram que parece ser mais uma hidranencefalia. e entao nao quiseram fazer nenhuma cirugia. mais eu nao vou desistir da vida dela. eu creio que ha um medico maior do que ja existiu. ele e os medicos dos medicos. minha princesa se chama nicoly cristina ela vai fazer dois meses dia 13/08. ela e muito esperta e muito linda.
janaina a 11 de Agosto de 2012 às 00:23

oi meu nome e cleonice tambem sou de cuiaba e meu neto tambem nasceu com hidranencefalia ,ele é lindo e esta lutando pela vida ...
cleonice a 27 de Julho de 2013 às 19:34

meu filho tem hidranencefalia,hj ele esta com 8anos...
daniela a 28 de Agosto de 2013 às 04:38

tenho um filho com diagnostico de hidranencefaliaq para a honra e gloria do senhor jesus tem 08 anos de vida.
cristina guedes a 3 de Outubro de 2013 às 20:03

Sou de BH/MG, não tenho filhos.Minha irmã tem 20 anos e está na sua primeira gestação,e agora quase no final da gravidez foi diagnosticado que o BB tem hidranencefalia, estamos muito preocupados e um tanto quanto sem rumo.Os Médicos nos explicaram sobre a doença e sobre o que poderá acontecer.Estamos confiantes em Deus. Em busca de depoimentos sobre a doença encontrei este post e me emocionei com os relatos, espero futuramente poder contar coisas boas a todos vocês. Um abraço carinhoso à todos.
roberta a 1 de Fevereiro de 2014 às 12:28

meu nome é aracilda soares e eu tenho uma fiha xamada eloisy q tem hidranencefalia ela tem 1 ano e 2 meses.ela é a maior riqueza q deus me deu...ela ta forte e linda e superando cada dia mais varios desafios.agradeço a deus por ela ainda esta do meu lado me dando sempre tanto alegria
aracilda a 23 de Abril de 2014 às 15:58

Minha filia tem hidranencefalia mas Deus e grande vamos bater o record amo muito ela e e minha princesa
Douglas gabriel a 24 de Abril de 2014 às 21:39

Junho 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30



pesquisar
 
blogs SAPO