30
Mai 09

  

 

 

 

  Megaloencefalia ou macroencefalia é um transtorno no qual existe um cérebro anormalmente grande, pesado e com mau funcionamento. Por definição, o peso do cérebro é maior que a média correspondente à idade e o sexo do bebé ou do menino. Esta doença está relacionada com um problema na regulação da reprodução ou proliferação das células.

   Os sintomas da megaloencefalia podem incluir atrasos no desenvolvimento, transtornos convulsivos, disfunções córticoespinais (do córtex do cérebro e da medula espinal) e convulsões. A megaloencefalia afecta os meninos com maior frequência que às meninas.

   Num desenvolvimento normal, a proliferação dos neurónios - o processo no qual as células nervosas se dividem para formar novas gerações de células - se regula para gerar o número correcto de células no lugar apropriado e no tempo justo.

   A megaloencefalia unilateral ou hemimegaloencefalia é uma malformação pouco comum caracterizada pelo crescimento anormal de um hemisfério do cérebro. Os meninos com este transtorno podem ter a cabeça grande, às vezes assimétrica. Sofrem com frequência de convulsões intratáveis e de retardo mental. O prognóstico para os pacientes com hemimegaloencefalia é grave.

   O prognóstico para os indivíduos com megaloencefalia depende em grande parte das causas subjacentes e de transtornos neurológicos relacionados. O tratamento é sintomático. A megaloencefalia pode conduzir a uma doença chamada macrocefalia.

 

 

publicado por doencasneurologicas às 18:24

Maio 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
13
15
16

17
19
22

26
27



arquivos

pesquisar
 
blogs SAPO