Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Doenças Neurológicas

Doenças Neurológicas

02
Jun09

Mioclonia

doencasneurologicas

Mioclonia descreve um sintoma referindo-se a contracções repentinas, incontroláveis e involuntárias de um músculo ou grupo de músculos. Os puxões mioclônicos geralmente resultam de contracções musculares repentinas chamadas mioclonia positiva ou de um relaxamento muscular chamado mioclonia negativa.

As sacudidas mioclônicas podem ocorrem sozinhas ou em sequência, com ou sem padrão determinado. Um exemplo é a mioclonia nocturna, que são sobressaltos que pessoas têm enquanto estão dormindo. Em casos mais extremos, a mioclonia pode distorcer o movimento e limitar a capacidade de comer, falar e caminhar. Este tipo de mioclonia indicaria um transtorno relacionado ao cérebro ou nervos.


Causas

Mioclonias podem resultar de muitas causas: reacção a uma infecção, lesão na cabeça ou na medula espinha, tumores cerebrais, falha renal ou hepática, envenenamento químico ou por drogas, etc.

Os movimentos mioclônicos podem ocorrer em pacientes com Esclerose Múltipla, Mal de Parkinson, Mal de Alzheimer. É comum ocorrerem em pessoas com Epilepsia, um transtorno em que a actividade cerebral se altera, causando convulsões.


Tipos de Mioclonismo

Estes são os tipos mais comuns:

O mioclonismo de acção caracteriza-se por sacudidas musculares provocadas ou intensificadasvoluntários ou pela intenção de se movimentar.

Acredita-se que o mioclonismo de reflexo cortical é um tipo de epilepsia que se origina no tronco encefálico. Nele, as contracções envolvem alguns músculos que envolvem apenas uma parte do corpo, mas também podem ocorrer contracções que envolvem muitos músculos.

O mioclonismo nocturno ocorre durante as fases iniciais do sono. Em alguns este pode ser um sintoma da Síndrome das Pernas Inquietas e a visita a um médico torna-se imprescindível.

O mioclonismo epiléptico progressivo (PME) é um grupo de doenças caracterizadas por contracções mioclônicas, convulsões epilépticas e outros sintomas como a dificuldade de caminhar e falar. Estes sintomas raros pioram com o tempo e podem ser fatais.

Outro tipo de PME inclui movimentos mioclônicos, problemas visuais, demência e distonia.

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2009
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub