Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Doenças Neurológicas

Doenças Neurológicas

03
Jun09

Hemiparesia

doencasneurologicas

 

 

Hemiparesia é a paralisia parcial de um lado do corpo. Geralmente é causado por lesões da área corticospinal que corre abaixo dos neurónios corticais do lobo frontal para os neurónios motores da coluna vertebral e é responsável pelos movimentos dos músculos do corpo e seus membros.

   Na hemiparésia espástica são observadas alterações do movimento num hemicorpo, como por exemplo, perna e braço direitos, sendo, na maioria dos casos, o membro superior o mais afectado. As causas mais frequentes deste quadro motor são alguns tipos de malformação cerebral, acidentes vasculares ocorridos ainda na vida intra-uterina e traumatismos crânio-encefálicos. As crianças com este tipo de envolvimento apresentam bom prognóstico motor e adquirem marcha independente. Algumas apresentam um distúrbio sensorial que impede ou dificulta o reconhecimento de formas e texturas com a mão do lado da hemiparésia. Estas crianças têm muito mais dificuldade para usar a mão.

   As crianças com espasticidade tendem a desenvolver deformidades articulares porque o músculo espástico não tem crescimento normal. Flexão e rotação interna da anca, flexão dos joelhos e pé equino são as deformidades mais usuais nas crianças que adquirem marcha.

   Este quadro é acompanhado de uma exacerbação dos reflexos, e da presença do Sinal de Babinski. As crianças apresentam uma postura de semi-flexão do membro superior, permanecendo o membro inferior em extensão, adução e com pé-equino. Aquando o diagnóstico desta situação clínica, é usual encontrar problemas associados, como a epilepsia e o atraso mental.

 

3 comentários

  • Sem imagem de perfil

    raquel simoes guimaraes 02.02.2013

    Ola.Acabo de ler este cmentario e deixou-me super feliz e com uma grande esperana.Tenho uma bebe de 15 meses e foi diagnosticado hemiparesia do lado esquerdo, vamos começra agora esta longa jornada d fisioterapia em Coimbra, mas ianda andamos um pouco as "aranhas".Tenho lido lgma informação e quanto mais leio mais preocupada fico :( as flgo em saber que no vosso caso tudo esta a correr bem e espero que assim seja com a minha Mafaldnha:obrigda pelo comentáro.
  • Sem imagem de perfil

    Isabela 09.01.2016

    Meu filho tem três anos e tem hemiparesia do lado direito, desde um ano faz fisioterapia e nunca tinha parado para ler sobre isso, hoje lendo este post posso dizer que meu filho é uma criança super independente, muito de bem com a vida, ama andar a cavalo sozinho, vai ao banheiro e se limpa só também, não aceita ninguém querendo ajudar ele, desde bem cedo come sozinho e faz muitas outras coisas só também. Porém vejo que ele se esquece do braço, já a perna como ele movimenta para andar esta bem desenvolvida e manca bem pouquinho.
    Mais isso é apenas um detalhe perto de sua imensa inteligência, digo para todas as mães que tem os seus filhos na mesma situação que o meu filho, que se esforcem pois lá na frente eles irão reconhecer o nosso esforço, não adianta querermos super protege-los pois nem sempre estaremos ao lado deles.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Mais sobre mim

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Arquivo

    1. 2009
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D