03
Jun 09

 

 

Hemiparesia é a paralisia parcial de um lado do corpo. Geralmente é causado por lesões da área corticospinal que corre abaixo dos neurónios corticais do lobo frontal para os neurónios motores da coluna vertebral e é responsável pelos movimentos dos músculos do corpo e seus membros.

   Na hemiparésia espástica são observadas alterações do movimento num hemicorpo, como por exemplo, perna e braço direitos, sendo, na maioria dos casos, o membro superior o mais afectado. As causas mais frequentes deste quadro motor são alguns tipos de malformação cerebral, acidentes vasculares ocorridos ainda na vida intra-uterina e traumatismos crânio-encefálicos. As crianças com este tipo de envolvimento apresentam bom prognóstico motor e adquirem marcha independente. Algumas apresentam um distúrbio sensorial que impede ou dificulta o reconhecimento de formas e texturas com a mão do lado da hemiparésia. Estas crianças têm muito mais dificuldade para usar a mão.

   As crianças com espasticidade tendem a desenvolver deformidades articulares porque o músculo espástico não tem crescimento normal. Flexão e rotação interna da anca, flexão dos joelhos e pé equino são as deformidades mais usuais nas crianças que adquirem marcha.

   Este quadro é acompanhado de uma exacerbação dos reflexos, e da presença do Sinal de Babinski. As crianças apresentam uma postura de semi-flexão do membro superior, permanecendo o membro inferior em extensão, adução e com pé-equino. Aquando o diagnóstico desta situação clínica, é usual encontrar problemas associados, como a epilepsia e o atraso mental.

 

publicado por doencasneurologicas às 20:13

comentários:
Boas! Tenho um filho com 5 anos,que nasceu de uma gravidez de risco,tendo o parto sido feito prematuramente,devido ao facto de o gemeo,estar morto. Ate ao 3 meses de idade nao dectetamos nada diferente,nem no hospital notaram diferenca alguma. Minha mae e que disse que o membro superior direito e a mao estavam hipertonicos,la fizemos ressonancia magnetica ao cerebro,onde foi detetado uma zona\"morta\" na zona lobo frontal. E inteligente,acima da media para os da sua idade,corre,salta,danca,canta,natacao,e muita fisioterapia,gracas a Deus pelo filho maravilhoso que Deus me deu!esforca se e pega os tolheres com a mao direita ainda com alguma dificuldade,nada de atraso mental,nem epilepsia nenhuma,gracas a Deus.e muito independente,adora carros,ve a F1do inicio ao fim. A verdadeira cura e nunca desistir,nem desanimar,e muita fe. Veste se sozinho,vai ao wc em casa e no colegio sozinho.
Ricardo Sousa a 11 de Janeiro de 2013 às 02:14

Ola.Acabo de ler este cmentario e deixou-me super feliz e com uma grande esperana.Tenho uma bebe de 15 meses e foi diagnosticado hemiparesia do lado esquerdo, vamos começra agora esta longa jornada d fisioterapia em Coimbra, mas ianda andamos um pouco as "aranhas".Tenho lido lgma informação e quanto mais leio mais preocupada fico :( as flgo em saber que no vosso caso tudo esta a correr bem e espero que assim seja com a minha Mafaldnha:obrigda pelo comentáro.
raquel simoes guimaraes a 2 de Fevereiro de 2013 às 21:05

Meu filho tem três anos e tem hemiparesia do lado direito, desde um ano faz fisioterapia e nunca tinha parado para ler sobre isso, hoje lendo este post posso dizer que meu filho é uma criança super independente, muito de bem com a vida, ama andar a cavalo sozinho, vai ao banheiro e se limpa só também, não aceita ninguém querendo ajudar ele, desde bem cedo come sozinho e faz muitas outras coisas só também. Porém vejo que ele se esquece do braço, já a perna como ele movimenta para andar esta bem desenvolvida e manca bem pouquinho.
Mais isso é apenas um detalhe perto de sua imensa inteligência, digo para todas as mães que tem os seus filhos na mesma situação que o meu filho, que se esforcem pois lá na frente eles irão reconhecer o nosso esforço, não adianta querermos super protege-los pois nem sempre estaremos ao lado deles.
Isabela a 9 de Janeiro de 2016 às 13:21

Isabela sua história é semelhante a minha. É incrivel a capacidade que essas crianças tem . Meu filho hoje tem 2anos e nove meses. Nasceu prematuro. Ama natação o esporte que mexe com todos os membros. Ele começou a fazer fisio col 2meses de idade no tempo que saiu da incubadora e ja saiu se movimentando, nada dedescanso. Hoje o esforço valeu a pena. Ele faz acompanhamento no SARAH. Meninas deixo um lembrete : DEUS NOS ENVIOU ESSAS CRIANÇAS PQ ELE ACREDITA EM NOSSA CAPACIDADE DE ENSINAR E ACIMA DE TUDO AMAR INCONDICIONALMENTE. PACIÊNCIA QUE UM DIA SEREMOS RECOMPENSADAS.
Anónimo a 27 de Agosto de 2018 às 11:41

boa tarde fique tranquila, pois o primeiro e mais importante passo você já deu o de reconhecer e aceitar a deficiência do filho (a), agora e partir para os passos seguintes acompanhamentos neurológicos e muita fisioterapia e não deixe de coloca lo (a) em esportes eles fazem uma grande diferencia na vida de seu filho
Anónimo a 19 de Dezembro de 2018 às 18:48

pois tenho um menino de 11 anos e fisicamente e perfeito apenas com algumas dificuldades na alfabetização mas nada tao gritante, fica em paz.
Anónimo a 19 de Dezembro de 2018 às 18:50

Boa tarde Ricardo,

Cada caso é um caso, tambem tenho hemiparesia do lado esquerdo, bebé prematura com 900g.. hoje sou adulta, trabalho.. vida perfeitamente normal..
Muita fisioterapia, pratiquei desporto... bons fisioterapeutas e médicos tudo pelo SNS..

Tudo de Bom para Voçês
Anónimo a 5 de Junho de 2019 às 16:17

Junho 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30



pesquisar
 
blogs SAPO