Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Doenças Neurológicas

Doenças Neurológicas

03
Jun09

Hidranencefalia

doencasneurologicas

 

   Na hidranencefalia os hemisférios cerebrais não estão presentes e são substituídos por sacos cheios de líquido cerebroespinhal.

 

 

    Diagnóstico

   Um bebé  com hidranencefalia pode parecer normal ao nascer. O tamanho da cabeça e os reflexos espontâneos do menino tais como aspirar, engolir, chorar e o movimento dos braços e as pernas podem parecer todos normais. No entanto, numas semanas depois o menino começa a sentir-se irritavel e mostra um aumento na tonicidade ou firmeza do músculo (hipertonia). Após vários meses de vida podem começar as convulsões e a hidrocefalia (acumulação excessiva de líquido no cérebro). Outros sintomas podem incluir problemas visuais, ausência de crescimento, surdez, cegueira, paralisia e retardo mental. Pode ser causado por problemas ou lesões vasculares, infecções ou transtornos traumáticos após a 12ª semana de gravidez. A transiluminação é uma prova na qual passa luz através dos tecidos do corpo e geralmente serve para confirmar o diagnóstico. Alguns meninos podem ter anormalidades adicionais no nascimento incluindo convulsões, mioclonias (movimentos involuntários rápidos e repentinos) e problemas respiratórios.

 

 

   Tratamento

   O tratamento é sintomático e de apoio. A esperança de vida para os meninos com hidranencefalia é mínima. A morte ocorre geralmente dantes do primeiro ano de idade. No entanto, em raros casos, podem sobreviver durante vários anos.

 

29 comentários

Comentar post

Pág. 1/3

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2009
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub